Contos de Viagem

Arte e Gastronomia em Miami

Está sem tempo para ler o post? Não se preocupe! Clique aqui para baixá-lo em pdf e aqui para baixar a versão em áudio.

Miami! A cidade das compras e praias? Ou será o novo destino global para os amantes da arte e gastronomia?

por Tomás Yazbek

Vista por muitos brasileiros como um paraíso para compras, Miami sofreu nas ultimas décadas uma transformação sem tamanho. Entre o final da década de 40 e inicio dos anos 50 começam a ser erguidos luxuosos hotéis, e Miami tomava forma e fama como uma cidade glamorosa. Isso ate a “revolução” cubana, durante as décadas de 70 e 80, quando cerca de meio milhão de cubanos se exilaram na cidade, dando uma nova cara a cidade, com um ar latino, e cada vez mais internacional. De lá para cá Miami vem crescendo cada vez mais e tornou-se um dos principais centros financeiros dos Estados Unidos, deixando de ser apenas um polo turístico e se transformando em um grande centro de negócios.

Com todas as suas transformações Miami acabou ganhando o titulo de Capital das Américas. Uma das cidades mais cosmopolitas dos Estados Unidos, a agitada Miami antes sinônimo de compras e badalação, cada vez mais vem mostrando outra cara, um paraíso para os amantes da arte e da boa gastronomia.

Pôr do sol em Miami

Pôr do sol em Miami

 

Os luxuosos hotéis são também a casa de diversos restaurantes de alta gastronomia, com destaque o Palme d’Or, do Biltmore Hotel, com o estrelado chefe Philippe Ruiz a frente de sua cozinha. Diversos outros, como o oriental Hakkasan, e o famoso japonês Nobu, fazem hoje de Miami um polo gastronômico, atraindo nos últimos anos grandes nomes da gastronomia mundial como Jean-Georges Vongerichten, com três restaurantes espalhados pela cidade, e o também renomado Daniel Boulud. Ambos ostentam em Nova York restaurantes agraciados com três estrelas Michelin.

O restaurante Hakkasan

O restaurante oriental Hakkasan

 

A Art Basel Miami Beach, irmã caçula de consagrada Art Basel, uma das mais importantes feiras de arte do mundo, com sede na Suíça, celebra este ano sua décima quinta edição em Miami. Hoje é sem duvida a mais importante feira de arte das Américas, e colocou Miami no mapa internacional das artes, diversas galerias de todo o mundo levam seus artistas renomados e outros jovens talentos, para este grande show da arte contemporânea e moderna.

Uma das exposições da Art Basel Miami Beach 2016

Uma das exposições da Art Basel Miami Beach 2016

 

A mistura cultural e étnica, torna a cidade cada vez mais interessante, com diversos museus temáticos, além é claro dos museus tradicionais como o MoCa. Com uma extensa programação de exposições variadas e um acervo permanente contemporâneo que cresce a cada ano, é conhecido como o museu onde novas artes e artistas são descobertos. Outro museu que vale a visita, o Museu Histórico do Sul da Flórida, que remonta a historia da região passando desde o período pré-histórico até os bondes do início do século XX.

O MoCA

O tradicional museu MoCa

 

O Perez Art Museum, inaugurado em 2013, dedicado a arte moderna e contemporânea de artistas do século XX e XXI é hoje uma das maiores joias culturais da cidade. O prédio em si é uma obra de arte, projetado pelos arquitetos Herzog e de Meuron, vencedores do Pritzker, o Oscar da arquitetura e urbanismo. Surgiu como uma espécie de “evolução” do antigo Miami Art Museum. Seu vizinho, com previsão de inauguração neste verão, o Patricia and Phillip Frost Museum of Science and Planetarium completa o Museum Park, um parque com mais de 120 mil metros quadrados localizado em Downtown, uma das regiões que mais se transformou nas ultimas décadas.

Os jardins verticais do Perez Art Museum

Os jardins verticais do Perez Art Museum

 

Ainda na região de Downtown, se destacam o Design District e seu vizinho Wynwood, hoje o bairro das galerias e Street Art, com destaque ao espetacular Wynwood Walls, um museu a céu aberto voltado ao grafite e a arte de rua.

Um dos murais dos Wynwood Walls

Um dos murais dos Wynwood Walls

 

Miami ainda é o paraíso das compras, com inúmeros shoppings, como o famoso Bal Harbour que concentra as mais luxuosas grifes do mundo, e diversos outros. Para aqueles dispostos a percorrer maiores distancias, inúmeros outlets estão espalhados nas proximidades da cidade.

O belo paisagismo dos Bal Harbour Shops

O belo paisagismo dos Bal Harbour Shops

 

Excepcionais restaurantes, uma vida noturna agitada com bons clubes noturnos, para todos os gostos e bolsos, galerias e museus de encher os olhos. Moderna e ao mesmo tempo histórica, com seus maravilhosos e muito bem preservados edifícios em estilo art déco, Miami hoje é uma grande mistura, uma verdadeira cidade global, com uma vantagem que talvez só o Rio de Janeiro possa parcialmente oferecer, lindas praias que ostentam em grande parte aquele mar com uma coloração digna das mais belas praias caribenhas. Respira-se cultura em uma cidade que a cada ano se transforma e apresenta sempre agradáveis surpresas e novas atrações.

Siga a All Planet Diaries no Bloglovin, Facebook e Instagram

Nunca Perca Outro Post!

Fique sabendo de todas nossas novidades e promoções por e-mail

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply