Contos de Viagem

Paris: A Cidade Luz

Por Tomás Yazbek

Conhecida como a cidade luz, Paris é sem duvida uma das mais belas e bem planejadas cidades do planeta. Até meados do século XIX, Paris era uma cidade medieval, com pequenas vielas e considerada a época insalubre, até que o então prefeito Georges Haussmann conhecido como o “artista demolidor”, promoveu a reforma urbana de Paris, redesenhando a cidade, demolindo diversos edifícios, que deram lugar a uma cidade planejada com grandes avenidas e parques, mas mantendo intactos seus monumentos históricos.

Paris é um verdadeiro museu a céu aberto. A beleza em parte planejada por Haussmann e em parte pelos seus belos monumentos, palácios e museus, criam uma atmosfera elegante e vibrante ao mesmo tempo.

A beleza de Paris

A beleza singular de Paris

 

Com suas belas ruas, inúmeros cafés e restaurantes estrelados, caminhar por Paris é um prazer à parte de qualquer museu da cidade, que não são poucos. A começar pelo Louvre, um dos maiores e mais importantes museus do mundo, e o mais visitado.

Paris conta com uma variedade imensa de museus, desde o Musée D’Orsay, com vasto acervo de pinturas e esculturas de grandes artistas impressionistas, pós-impressionistas e até modernos, ao Centre Georges Pompidou, construído na década de 70 cuja arquitetura futurista, já evidencia o que se encontra no interior do museu, um vasto acervo de arte moderna e contemporânea do século XX, do Fauvismo e do Cubismo ao Abstrato do pós-guerra até as instalações em vídeo. São tantos os museus que seria impossível em um texto ou ainda melhor em uma viagem conhecer a todos, mesmo que só os importantes, pois ainda assim são inúmeros.

Musée du Louvre

Musée du Louvre

 

Sem dúvida Paris é a cidade da cultura. Além de seus incríveis museus e exibições permanentes, sempre se renova com exposições diferentes. No ultimo ano, por exemplo, outra grande Galeria parisiense, o Grand Palais, um maravilhoso “palácio” construído para a grande exposição mundial de 1900 em Paris, reuniu obras de artistas contemporâneos inspirados por Pablo Picasso, com o objetivo de demonstrar o impacto que o artista representou e ainda representa na arte. Na mesma galeria a tradicional marca francesa Louis Vuitton também promoveu uma mostra celebrando seus 150 anos de história.

Obras de Pablo Picasso no Grand Palais

Obras inspiradas por Pablo Picasso no Grand Palais

 

Além de ser a capital mundial da cultura, Paris é também sem dúvida a capital mundial da gastronomia e da moda, mas isso é assunto para outro texto.

Apenas para evidenciar a importância de cidade no mundo da moda, o termo haute couture, ou em português, alta costura, tem proteção jurídica e só pode ser utilizado por um limitado número de Maisons, todas com sede na França, especialmente em Paris. Atualmente 13 grifes podem apresentar coleções e comercializar alta costura. Além destas, 5 grifes convidadas fazem parte deste seleto grupo, porém, não são considerados membros oficiais por sua origem estrangeira. Todas seguem um rigoroso padrão de qualidade e devem ser confeccionadas na França.

A Maison Dior

A Maison Dior

 

Em gastronomia, a variedade e qualidade são espetaculares, deixo aqui apenas um exemplo, meu restaurante preferido da cidade, o Le Stresa, um italiano sem extravagancia, mas simplesmente divino. Comandado por dois gêmeos italianos, e considerado por muitos o melhor italiano da cidade.

Paris é uma cidade à parte. Para os amantes desta que provavelmente é a mais emocionante, viva e charmosa cidade do planeta, pousar no Aeroporto Charles de Gaulle, é uma emoção única. Em mais de 15 visitas à cidade, sempre me emociono, e sempre dói ir embora. Com tanto a se contar, tanto a se visitar, ver e viver, com certeza vocês lerão mais algumas colunas dedicadas a ela, em especial a alguns tópicos mais específicos! Prometo para muito em breve um pequeno guia gastronômico.

Siga a All Planet Diaries no Bloglovin, Facebook e Instagram

Nunca Perca Outro Post!

Fique sabendo de todas nossas novidades e promoções por e-mail

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply