Cultura

A Biblioteca Mais Antiga do Mundo

A biblioteca al-Qarawiyyin, em Fez, no Marrocos, é a biblioteca mais antiga do mundo. Al-Qarawiyyin foi construída no ano 859, perto da época em que as primeiras formas de álgebra estavam sendo criadas, e fundada por Fatima El-Fihriya. El-Fihriya investiu sua herança para construir o centro, que também possui um mosteiro. Inaugurada há 1,157 anos, a biblioteca foi recém-aberta ao público após um período de restauração.

Qarawiyyin Turistas na recém-aberta biblioteca al

Turistas na recém-aberta biblioteca al-Qarawiyyin

 

Al-Qarawiyyin é localizada dentro da universidade homônima que, também de se esperar, é uma das universidades ainda em funcionamento mais antigas que existem. Apropriadamente, o diploma original de El-Fihriya, que é uma placa de madeira, está guardado dentro da biblioteca.

Qarawiyyin O diploma em uma placa de madeira de Fatima El

O diploma em uma placa de madeira de Fatima El-Fihriya

 

Ao longo de sua existência, al-Qarawiyyin teve algumas pequenas adições e renovações, mas foi só em 2012, após o Ministério Marroquino de Cultura receber uma concessão do Banco Árabe do Kuweit, que a arquiteta canadense-marroquina  Aziza Chaouni foi escolhida para fazer uma mudança radical nela.

Qarawiyyin O mosaico restaurado graças ao projeto de

O mosaico restaurado graças ao projeto de Aziza Chaouni

 

Para exibir sua nova aparência, a universidade abriu o espaço, que tinha sido revertido só para acadêmicos e teólogos, ao público geral. Graças à Chaouni, al-Qarawiyyin agora possui fontes restauradas e textos, a maioria deles trabalhos religiosos, delicadamente reabilitados. O centro também foi modernizado, e recebeu a adição de um café e de um museu.

Qarawiyyin O pátio da Universidade

O pátio da Universidade al-Qarawiyyin

 

A parte de dentro da biblioteca é uma linda combinação de detalhados mosaicos e austeros arcos brancos. Ela possui uma sala dedicada à leitura, e abriga mais de 4,000 manuscritos incluindo um Alcorão do século IX, ainda em sua encadernação original, escrito na caligrafia Kufic. Esses são os relatos mais antigos encontrados da vida do profeta Mohammed.

Qarawiyyin Os austeros arcos brancos

Os austeros arcos brancos

 

Hoje em dia, a curadoria da coleção da biblioteca fica nas mãos de Abdelfattah Bougchouf. É de sua responsabilidade garantir que os livros sejam bem cuidados e manuseados. Um desses livros é a cópia original do ‘Muqadimmah‘, um texto famoso do século XIV do historiador norte-africano Ibn Khaldun. Outro é o manuscrito original detalhando o antigo sistema legal do Islã, escrito em caligrafia.

Qarawiyyin O Alcorão do século IX

O Alcorão do século IX

 

Apenas um mês após sua reabertura, inúmeros turistas do mundo todo estão indo a Fez para ver esses artefatos históricos. Você quer ser um deles? Entre em contato conosco para planejar sua viagem!

Siga a All Planet Diaries no Bloglovin, Facebook e Instagram

Nunca Perca Outro Post!

Fique sabendo de todas nossas novidades e promoções por e-mail

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply