Contos de Viagem

As Melhores Atrações Culturais do México

por Tomás Yazbek

A primeira impressão da mais antiga metrópole das américas, Cidade do México, não é das melhores. A começar pela própria alfandega do país, que checa mala por mala de todos que chegam a capital até o trajeto do aeroporto a área central da cidade, passando por zonas de extrema pobreza e insegurança. Mas a verdade é que atualmente a cidade vive um de seus melhores momentos, com mais policiamento, drástica redução do seu nível de poluição, abertura de novos restaurantes e hotéis, a cidade com o maior número de museus das américas exala cultura e história a cada esquina. De casarões que remetem ao período colonial ao Palácio de Belas Artes e imponentes construções Art Nouveau.

A capital mexicana, tem sua origem ainda no antigo Império Asteca, quando por volta do século XIV foi fundada como capital do Império, chamada a época de Tenochtitlán. Em 1524, porem, acabou por ser completamente destruída pelos colonos espanhóis, e reconstruída nas décadas seguintes de acordo com os padrões da colonização espanhola. No século XVI, a cidade reconstruída, recebeu o nome que a acompanha até hoje, Ciudad de México. Como as demais metrópoles mundiais, é um grande centro cosmopolita com inúmeras atrações.

Tenochtitlán, a antiga Cidade do México

Tenochtitlán, a antiga Cidade do México

 

Para aqueles que vão a cidade pela primeira vez, com certeza o centro histórico deve ser a primeira parada. Lá é possível conhecer melhor sobre a cultura e história de praticamente todas as demais atrações da cidade. É lá também que se encontram a maior parte dos atrativos turísticos, como a praça da constituição, ou como é localmente conhecida, Zócalo.  Uma das maiores praças do mundo, foi testemunho de importantes eventos políticos, cívicos e culturais do país nos últimos 700 anos. Debaixo da praça, na estação do metrô, é possível ver maquetes e fotografias da região através dos séculos. Vale ressaltar que em 1987 a região foi tombada pela Unesco, tornando todo Centro Histórico da Cidade do México Patrimônio Mundial.

Na região encontra-se a maior Catedral de todo continente americano, a Catedral Metropolitana do México, construída sobre os escombros de um antigo templo asteca, é um excelente exemplo bem conservado da arquitetura renascentista, barroca e neoclássica, tendo em vista que sua construção perdurou por quase 3 séculos, obviamente sob o comando de diversos arquitetos.

all-planet-diaries-mexico-catedral

Catedral Metropolitana do México

 

A poucos passos da Catedral, encontra-se o Palácio de Belas Artes, um dos monumentos mais emblemáticos de arte e cultura da cidade. Sua arquitetura é mais um exemplo das misturas arquitetônicas da cidade, erguida em estilo Art Décor e Art Nouveau. A principal casa de ópera da cidade, apresenta um magnífico vitral de Tiffany e diversas obras dos famosos muralistas, como Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros e Rufino Tamayo, além de diversas obras que fazem alusões a deuses pré-hispânicos, honrando a antiga civilização Asteca. Atualmente sede do Balé Folclórico do México, as mais importantes expressões da música, pintura, escultura, e literatura acontecem aqui. O restaurante do Palácio é um magnífico marco para sentir que faz parte do luxo de meados do século XX.

O Palácio de Belas Artes

Palácio de Belas Artes

 

Ainda no Centro histórico, trabalhadores da construção civil descobriram em 1978 um antigo templo Asteca, o Templo Mayor, um dos principais templos da antiga capital Tenochtitlán. Sua construção teve início no século XIV, passando por diversas modificações e até mesmo sendo reconstruído por seis vezes até sua destruição em 1521 pelos espanhóis. Uma parte, porem muito bem conservada, tornou-se museu, expondo em suas oito salas um rico acervo resgatado no local e artefatos dedicados as principais divindades astecas.

Não se pode visitar a cidade sem conhecer o museu dedicado ao mais famoso casal das artes mexicanas. O Museu-Estúdio de Diego Rivera e o Museu Frida Kahlo, que funciona na casa da artista, no bairro de Coyoacán. Além de manter grande parte da casa como originalmente habitada, o museu conta com um incrível acervo de ambos os artistas, além de exposições temporárias. Atualmente apresenta uma exposição de vestidos e vestimentas de Frida Kahlo.

Museu Frida Kahlo

Museu Frida Kahlo

 

Outra visita imperdível é o Bosque de Chapultepec, o maior parque urbano da américa latina, repleto de atrações como o zoológico da cidade, jardim botânico e parques recreativos, além é claro de uma enorme área verde, raridade na capital mexicana. O parque abriga também diferentes museus e mostras culturais. O parque é dividido em 3 seções. Na primeira, onde se concentra a maior parte das atrações, é possível visitar o Museu de Arte Moderna, dedicado a Rufino Tamayo e o Museu Nacional de Antropologia, com rico acervo e construção faraônica, pode-se tranquilamente passar dias visitando o local.

Ainda no parque, vale a visita ao histórico Castelo de Chapultepec, antigo palácio imperial e residência presidencial. Atualmente, o Castelo abriga o Museu Nacional de História, e além de seu vasto acervo, conta com uma maravilhosa vista panorâmica da capital mexicana. Próximo ao parque encontra-se o Monumento à Independência, além de edifícios contemporâneos, e luxuosos centros comerciais.

Bosque de Chapultepec

Bosque de Chapultepec

 

Vale lembrar que o México é o mais católico país das américas, não à toa, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é uma basílica menor da Igreja Católica, e santuário nacional do México. Composto por várias igrejas e capelas, dentre elas duas basílicas, uma do século XVI, e outra de 1974, é considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano sendo o segundo santuário católico mais visitado no mundo, perdendo somente para a Basílica de São Pedro, recebendo mais de 20 milhões de visitantes todos os anos.

Basílica de Guadalupe

Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe

Para quem tiver tempo livre, após a visitar a Basílica, vale a pena um passeio por Teotihuacán, um dos mais importantes e bem conservados sítios arqueológicos das américas, famoso por suas pirâmides e incríveis murais.

Teotihuacán

Teotihuacán

Para receber promoções exclusivas que só compartilhamos por e-mail, clique aqui para se cadastrar na newsletter.

Siga a All Planet Diaries no Facebook e Instagram

Nunca Perca Outro Post!

Fique sabendo de todas nossas novidades e promoções por e-mail

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply